Empreendedorismo, Formalização de Negócios

Da Informalidade à Independência: O Caminho do Empreendedorismo

Escrito por
Publicado em
Compartilhe

Da Informalidade à Independência: O Caminho do Empreendedorismo

Existem momentos na vida de um empreendedor que ele precisa escolher sair do anonimato e dar um passo para crescer. Muitas vezes ter um negócio extra ou informal pode ser sua grande virada para crescer e ser totalmente independente. No entanto, se você não olhar para este negócio com olhos de empreendedor, seu negócio sempre será uma renda extra e nunca seu passaporte para a liberdade.

Portanto, se você já se dedica a algo em seu tempo extra ou enquanto sua carteira não é assinada, por que não, traçar um plano de ação para ele? Por que não pensar mais além e construir um novo caminho que vai te trazer muitos benefícios, principalmente assegurando sua aposentadoria lá na frente. Quanto mais sua empresa fica informal, mais tempo você perde para fechar novos negócios e ter acesso a ações exclusivas para Microempreendedores Individuais.

Mais do que vantagens ter uma empresa, ser um empreendedor dá a oportunidade para o mercado te ver de outra forma, não como alguém que está “testando” uma ideia, mas alguém que sabe o que quer, que quer crescer e sabe onde quer chegar. E isso te abre portas, faz com que seu crescimento seja muito mais sustentável e previsível.

Segundo matéria da CNN Brasil, o Brasil tem mais de 2 milhões de novas empresas abertas no 1º semestre de 2022, o que significa que deste 2.016.481 milhões de empresas abertas no Brasil, 78,48% são MEIs (microempreendedores individuais), o equivalente a 1.582.628 mil CNPJs. Enquanto 21,52%, o equivalente a 433.853 mil, são não MEIs (microempresas, empresas de pequeno porte, empresas de grande porte). No primeiro semestre de 2022 foram abertas 1.218.222 empresas de serviço, um crescimento de 8,1% no setor ao comparar com o mesmo período do ano passado, que teve 1.127.375. Para 2023, ao analisar os dados de períodos anteriores, a perspectiva é positiva e comporta um crescimento de 8,6% (histórico de crescimento dos últimos anos), com expectativa de mais de 4,35 milhões de aberturas para 2023.

Os dados são tão grandiosos, quanto o desejo de ser independente e de certa forma, poder ter uma segurança, poder lutar pelo o que você acredita que é o seu negócio. Tá certo que nem sempre nos tornamos empreendedores por escolha, mas podemos escolher crescer em nosso negócio, transformar nossa ideia, nossa renda extra em algo maior que imaginamos e isso só vai acontecer se dermos o primeiro passo, saindo da informalidade.
Quem pode ser MEI?
Para se formalizar como Microempreendedor Individual, é necessário: